A sigla MMORPG significa "Massively Online Multiplayer Role Playing Game", que é um jogo de computador que permite que milhares de jogadores criem personagens num mundo virtual dinâmico ao mesmo tempo na internet.
Com World of Warcraft, não foi diferente e o sucesso foi imediato, assim como todos os outros jogos da blizzard.
Comprovando ter feito os melhores jogos, a blizzard teve o cuidado de criar inumeros serviodes para as exigencias dos jogadores, que ja totalizam 10 milhões em todo o mundo. (America do Norte, Europa e Asia.)
Como a maioria dos MMORPG's, para obter qualidade de jogo, renovação de quests e itens frequentes, organização, velocidade, correção de bugs, etc. a blizzard cobra US$14,99 por um mês de jogo. O que resulta em mais ou menos R$35,00. Sendo cobrado via cartão internacional (VISA, American Express, MasterCard e Discover) ou via Pre-Paid Card, que é cujo nome ja diz, um cartão pré pago de 2 mêses, que você compra, digita o código do cartão na sua account e são validados dois mêses. O preço de um pre paid card (2 meses) é de R$73,00.
WoW, utiliza como fator principal toda a história conquistada ao longo da série. O universo, as raças, os locais. Tudo está incluso em wow.
O jogo é composto por duas facções: A Aliança e a Horda (impedidas de se comunicar durante o jogo). - cada uma permitindo a escolha de quatro raças. Na Aliança são: Humanos, Gnomos, Anões e Night Elfs, e na Horda são: Orcs, Trolls, Tauren e Undead(mortos-vivos).
Cada raça tem suas diversificações estéticas, podendo ser escolhido o sexo, tipo de pele, cabelo. rosto, etc. Também podendo escolher a classe, que "vareia" entre: Warrior, Priest, Mage, Shaman, Paladin, Rogue, Druid, Warlock, Hunter.
Cada raça escolhida começa num local distinto de Azeroth, sendo as montanhas geladas de Iron Forge a origem dos anões, ou a ilha de Teldrassil a terra natal dos Elfos, por exemplo.
O mapa de Azeroth é gigantesco, encontrando-se dividido em dois enormes continentes, com algumas ilhas. A exploração é feita de uma forma gradual, acompanhada da evolução do personagem.
Cada continente está dividido em províncias, que por sua vez originam zonas. Cada província tem uma espécie de pequena capital, contendo os locais importantes para as nossas necessidades, como a taberna ,domador de grifos (transporte entre locais) e pequenos comerciantes. As gigantescas capitais, como Iron Forge ou Stormwind têm um transporte sobre trens de longo curso, isso mesmo, TREM!. E para viajarem entre continentes têm de pegar o navio. Os personagens mais evoluídas, lvl40+, podem adquirir um cavalo, panteras, pássaros mecânicos, ou outro meio de transporte próprio para deslocações mais rápidas. (OBS: montarias de cada raça eh difernete da outra, ex: humano usa cavalo, porém não pode usar pássaro mecânico que é dos gnomos.). É impressionante a rede de transportes e meios de locomoção introduzidos no game..
Muitas das vezes teremos de percorrer enormes distâncias a pé,lvl40-, sempre guiando-nos pelo mapa e pela bússola, e como não podia deixar de ser, pelas placas de informações e players.
WoW tem um sistema de quests que deixa alguns dos seus rivais directos para trás. Na verdade é um dos pontos fortes do jogo. As mais de 2000 demandas iniciais (cada vez que existe um novo patch são introduzidas mais algumas) espalhadas pelo mundo de Azeroth são feitas gradualmente. Cada zona tem várias demandas, oferecidas pelos NPCs espalhados pelo cenário, que conforme a nossa experiência podem ou não ser pegas.
Algumas das missões podem mesmo seguir uma pequena história dentro de um local, como aquela que se multiplica em várias missões, sendo das mais procuradas no jogo - a missão chamada "Defias Brotherhood". Basicamente trata-se de uma guerra declarada da Alliance a um grupo de marginais que afrontam a população.
Durante as missões iremos poder perseguir grupos deste clã, trocar cartas(mensagens) entre cidades com informações do seu líder, até descobrir o seu esconderijo e por fim ir atras do cara, originando a visita da primeira das DUNGEONS espalhadas pelo jogo.
As dungeons são um dos alvos preferenciais em WoW. Alem da diversão, Inimigos Elite e drop de weapons especiais, épicos e mágicos.
A dungeon permitea apenas um grupo de cinco elementos ou uma raid(5 ou +), e para entrarem precisam de ativar aquilo que se chama de “instances”, ou seja, um género de portal que impede dois grupos de entrarem em simultâneo. Cada party que é feita e quando se entra em uma instance, um novo "servidor" provísório é criado pela blizzard para diminuir o lag e estragar diversão da dungeon.
Como é normal neste género de jogos iremos poder escolher profissões. Cada personagem pode aprender e desenvolver apenas duas profissões em simultâneo. Normalmente ambas estão interligadas e dependentes. São elas: Mining, Herbalism, Blacksmithy, Alchemy, Skinning, Leatherworking, Enchanting, Engenheiros(esqueci como é em ingles auhhua), First-Aid e mais uma que me parece ser Tailoring
O estilo gráfico usado em WoW é bastante parecido ao terceiro capítulo da série. O estilomuito colorido está bem presente, oferecendo características únicas a cada uma das personagens. Cada região do mundo de Azeroth é única e ficaremos sempre de boca aberta em cada nova área que descobrimos. As cidades estão excelentes, com as casas agrupadas e organizadas. Entrar em locais como Iron Forge ou Stormwind é de espantar, com estruturas gigantescas, estátuas de heróis, tudo numa escala brutal que nos lembra os filmes de The Lord of the Rings. O mapa divide-se pelas várias regiões de origem das raças, como as zonas nórdicas geladas dos Anões, as florestas dos Elfos, e por aí adiante.
A flora e fauna abundam no jogo, dando vida aos cenários que já por si são excelentes. Coelhos, pássaros, borboletas, cobras, veados, esquilos são apenas algumas das espécies existentes.
Bastante original e eficiente são os ciclos noite/dia doo jogo. Estes estão implementados em tempo real, ou seja,a hora do relógio dos servidores europeus da Blizzard transformam o jogo em noite e dia, assim como as transições entre elas.
A trilha sonora do jogo é muito boa, mudando a cada local. por exemplo nas cidades dos elfos a musica é bem calma, em harmonia, agora enquanto nas cidades dos anões (Iron Forge) a musica ja tem um tema mais de batalha.
World of Warcraft vem confirmar tudo aquilo que esperávamos de mais um título da Blizzard. Um jogo baseado num universo bem conhecido e querido dos jogadores. O jogo é altamente recomendado não só aos fãs de Warcraft, aos amantes de MMORPGs, como a todos aqueles que gostam de um jogo envolvente e de fácil ambientação.
By: FabioEric .
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